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Você é um profissional “CARO”?

Todo trabalho profissional tem um valor. Valor é diferente de preço.

Em termos gerais VALOR é o que é percebido, o que é gerado de benefício para um cliente.  PREÇO é quanto se cobra por um serviço executado.

“CARO” então seria aquele profissional cujo valor não atenderia as expectativas de quem o contratou e “BARATO” seria aquele profissional cujo preço as empresas estão dispostas a pagar?

Entendo que é mais ou menos isto e este artigo tem como objetivo elencar algumas variáveis que contribuem para agregar VALOR ao PREÇO de seus serviços:

 

RARIDADE

Pelo princípio básico da raridade, você deve ser raro! Mas não nos seus conceitos. Este conceito de raridade tem que ser percebido pelo mercado não por você ou seus próximos.

Você pode fazer isso de várias formas. Desde modificações no serviço que entrega, como relatórios, apresentações, disponibilidade e atenção diferenciadas e quando o serviço for muito padrão muito “comoditizado”, você pode se diferenciar na experiência de entrega do serviço ou sair da “curva padrão” entregando sempre um algo a mais a seu cliente.

Se diferencie! Gere benefícios e agregue valor.

 

EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO

A consultoria existe para criar soluções práticas e solucionar problemas que a empresa não consegue resolver sozinha.

O mercado valoriza primeiro a experiência profissional do executivo, depois a visão de consultor que ele tem. Portanto, quem está começando a carreira entenda que o mercado paga melhor para quem tem estrada pois, é nesta “estrada” que se obteve a credencial de “Especialista”. 

 

HABILIDADE COM PESSOAS

Ter conhecimento técnico sem saber transmitir ou aplica-los adequadamente em uma solução,  de nada basta.

Desde a época que ministrava treinamentos a auditores em início de carreira costumava deixar este conselho. “ Muito mais que bons técnicos, vocês têm que saber ouvir e compreender o outro. O profissional a se destacar será aquele que melhor souber lidar com o ser humano”.

Ser comunicativo, saber expressar sua opinião, saber ouvir e no final aconselhar, esta é uma diferenciação que um Consultor ou qualquer profissional deve ter.

Minha experiência profissional revela que aqueles que só preocuparam em ser bons técnicos se estagnaram na carreira e aqueles que foram hábeis no trato com pessoas evoluíram e tiveram, ou detém, posições de destaques no mercado de trabalho.

 

Enfim, esteja preparado tendo a certeza de que o VALOR de seus serviços se apoia, no mínimo, nestes três pilares pois é neles que se enquadram os profissionais compromissados e prontos para encantar e superar qualquer expectativa. Estes são RAROS e não “CAROS”… São investimentos para empresas e empresários que estão sobrevivendo nesta crise.

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Silvio Silva

Silvio Silva

Executivo Financeiro, Business Controller

Sócio Diretor na Consult Audi

Especialista em Corporate Finance

Os pontos de vista aqui publicados se referem a opiniões individuais de seus autores não significando, necessariamente, ser esta a opinião da empresas do grupo  CONSULT AUDI, seja a Auditoria e Consultoria empresarial ou a Assessoria e Gestão de negócios.

 

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