Publicações

Você está em: Home > Publicações > Novo empresário: profissionais, sistemas, controles e gestão

Novo empresário: profissionais, sistemas, controles e gestão

Por Simoni Luduvice, Administradores.com –

Das tantas demandas as quais os novos empresários devem se acostumar, uma delas e das mais importantes é escolher os parceiros, profissionais que o ajudarão na sua atividade, bem como os sistemas que irá utilizar.

Indicações de amigos que já utilizam serviços específicos de alguns profissionais ajudam bastante, mas é importante que o novo empresário busque conhecimento sobre o que está contratando; entender sua forma de trabalho, de cobrança, de prazos.

Conversar muito antes de estabelecer Contrato de Serviços a fim de deixar claro para ambas as partes quais as intenções, direitos e obrigações de cada um no processo. Não adianta contratar uma empresa de “qualquer jeito” e depois querer responsabilizá-la por falhas no processo que poderiam ter sido evitadas.

Da mesma forma os sistemas, principalmente os de gestão. Existem muitos no mercado. Cada um terá uma estrela diferente para apresentar, mas é importante que o novo empresário saiba o que realmente precisa. Para que quer aquela ferramenta, quais os retornos ou facilidades que ela trará. Comprar um sistema que não será nem alimentado corretamente, pode ser uma das primeiras ações de jogar dinheiro fora do empresário.

Se a empresa é muito pequena e ainda não tem condições nem de ter um sistema de gestão, então que se tenham controles efetivos em planilhas ou outras ferramentas que garantam informações claras e efetivas na hora que precisar. Lembrando que estes controles, por si só, não darão retorno nenhum caso não sejam alimentados, ou seja, disciplina na gestão da empresa é primordial.

Transparência nos negócios não significa deixar as portas abertas para que qualquer pessoa entre e veja o que se está fazendo. Significa sim, manter relações claras com todos os envolvidos no sentido de todos saberem o status dos processos quando precisarem.

A Empresa de Contabilidade é uma excelente fonte de informações sobre prestadores de serviços e sistemas disponíveis no mercado. Primeiro, por lidar com muitas pessoas diferentes e já trabalhar com algumas delas como fornecedores e depois por saber quais são as exigências contábeis que devem estar alinhadas com o sistema de gestão dos contribuintes.

Em tempos de mudanças nas escriturações contábeis, alterações diversas na Legislação Tributária e mutações no mercado econômico, a dica ou opinião de quem já está atuando pode ajudar em muito os novos empresários. #i-souempresario

,,,