Publicações

Você está em: Home > Publicações > Mudança no cálculo do PIB deve provocar mais desconfianças

Mudança no cálculo do PIB deve provocar mais desconfianças

 

As desconfianças sobre a capacidade do governo brasileiro de controlar as contas públicas podem ter sido reforçadas ontem, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou uma mudança no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) já válido para o terceiro trimestre deste ano, que será divulgado no próximo dia 3.

A Conta Nacional referente ao terceiro trimestre deste ano vai incluir a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) como fonte de dados para o cálculo. De acordo com o IBGE, os resultados vão ser considerados, principalmente, em segmentos de logística, como transportes, Correios, serviços de informação, dealimentação e moradia.

A gerente de contas trimestrais do IBGE, Rebeca Talis, afirma que a mudança tem o objetivo de aperfeiçoar o cálculo do PIB. “Essa é uma pesquisa nova que traz informações importantes sobre uma área que era carente. Resolvemos não esperar muito tempo para incorporar e fazer no terceiro trimestre, que era quando nós já fazíamos revisões”, disse.

Para Andrew Storfer, diretor de economia da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a alteração foi apressada e vai gerar desconfiança no mercado, dentro e fora do País. “Embora exista um motivo técnico para isso, qualquer mudança de medição que o governo faça cheira a manipulação. Não se consegue alcançar alguma coisa, a medida está desconfortável, então muda-se a régua”, disse.

 

 

Fonte: DCI

,,,