Publicações

Você está em: Home > Publicações > Indusval se une a Gran Viver para financiamento de loteamentos

Indusval se une a Gran Viver para financiamento de loteamentos

Por Fabiana Lopes | De São Paulo – Valor – .

O Banco Indusval & Partners (BI&P), em nova joint venture com a loteadora mineira Gran Viver Urbanismo, espera financiar R$ 48 milhões em loteamentos em um ano, considerando o custeio do desenvolvimento do empreendimento e também recursos para o comprador final.

As empresas aguardam autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para iniciar a operação, voltada para comercialização e securitização de recebíveis imobiliários. As conversas começaram há cerca de sete meses após a avaliação de que, enquanto há uma série de planos de financiamento para incorporadoras e projetos de edificações, não há linhas formalizadas para projetos de loteamento.

O diretor-executivo da Gran Viver Urbanismo, Gilberto Freitas, diz que a parceria com o BI&P vai resolver um problema que a empresa vinha enfrentando de descasamento de fluxo de caixa – uma peculiaridade do segmento, segundo ele. “Nós implementamos um negócio em 24 meses e vendemos em até 100, 120 meses. Queremos encontrar mecanismos para minimizar esse impacto”, afirma.

O vice-presidente de produtos do BI&P, André Mesquita, explica que os parceiros ainda estão desenhando o modelo de negócios e pensando quais são os melhores instrumentos que deverão ser utilizados no processo de financiamento, tanto para a implementação do loteamento quanto para prover recursos ao comprador do lote.

A emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) é uma possibilidade. “Ainda estamos constituindo o modelo da joint venture. Nos próximos dois meses deve ficar pronto”, prevê Mesquita.

A parceria deve gerar incremento de 1% na carteira de crédito do BI&P, que terminou o primeiro semestre do ano em R$ 3,9 bilhões. O Valor já havia antecipado, em reportagem publicada em fevereiro, que o banco procurava uma parceria para atuar neste segmento.

,,,,