Publicações

Você está em: Home > Publicações > INDISPENSÁVEIS?, NEM TANTO.

INDISPENSÁVEIS?, NEM TANTO.

Recentemente vi um artigo que chamava-nos a reflexão sobre uma frase que o autor havia ouvido:

“Os consultores estão se tornando indispensáveis”

A seus olhos, levando em consideração que a definição de “indispensável” seria “absolutamente necessário”,  seria difícil aceitar que uma consultoria deixaria de ser uma opção, um capricho, um serviço agregado para se tornar Indispensável às empresas.

Apresentou o seguinte quadro onde concatenou 12 razões mais comuns onde consultores e assessores são chamados por seus clientes:

…e abaixo,  destacou as seis palavras chaves que resumem as principais habilidades presentes nos profissionais de consultorias:

SKILLS: Consultores devem ter todas habilidades necessárias para realizar as tarefas que o cliente não quer levar a cabo.

KNOWLEDGE: Consultores devem ter todo o conhecimento para apoiar essas tarefas, o conhecimento que o cliente não pode ter.

EXPERIENCE: Consultores têm toda a experiência de realização dessas tarefas em uma ampla variedade de situações, segmentos, clientes semelhantes (sem quebra de confidencialidade).

TIME:  Consultores e clientes concordam com os prazos e tempo para realizar as tarefas. Tudo previamente definido e acordado.

FREQUENCY: Consultores frequentemente estão envolvidos na busca de soluções na realização de tarefas similares envolvendo conhecimento, experiência e pressão de prazos.

OBJECTIVITY: Consultores tem objetividade na realização de suas tarefas.

Concluiu que nenhuma destas seis habilidades, juntas ou separadas poderiam significar o emblema de “absolutamente necessário” ou seja “indispensável” a Consultores.

O artigo original em inglês, e onde o autor pede sua opinião, se encontra aqui:https://goo.gl/EDBAKc

No Brasil, o serviço de consultoria é utilizado por empresas que podem contar com a expertise destes profissionais na busca de soluções que internamente não teriam como realizar por falta de competência ou mesmo de mão de obra qualificada e altamente especializada.

Vivemos momentos de crises: crise econômica, de valores, de ética….e é em momentos como o atual, que a experiencia de consultores seniores tem o seu valor e por isto são chamados para a busca de soluções mas dizer que são indispensáveis é estar inerte a todas mudanças exigidas para a sobrevivência de qualquer negócio inclusive, a sobrevivência sem o seu consultor.

(Não esqueça de ler este artigo que aborda a qualidade dos serviços de consultoria, antes de contratar seu consultor)

Silvio Silva

Silvio Silva

Executivo Financeiro, Business Controller

Sócio Diretor na Consult Audi

Consultor de Gestão

Os pontos de vista aqui publicados se referem a opiniões individuais de seus autores não significando, necessariamente, ser esta a opinião da empresas do grupo  CONSULT AUDI, seja a Auditoria e Consultoria empresarial ou a Assessoria e Gestão de negócios.