Publicações

Você está em: Home > Publicações > Criando vantagem competitiva com uma Contabilidade Gerencial

Criando vantagem competitiva com uma Contabilidade Gerencial

A Contabilidade Gerencial  é uma poderosa ferramenta de gestão que traz uma enorme vantagem competitiva para qualquer empresário em qualquer segmento de negócio.

Com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, empreendedores e empresários podem se utilizar da Contabilidade Gerencial para controlar, registrar e obter informações financeiras que vão auxiliar em todo seu processo de gestão e decisão. Ficar presos a padrões exigidos pelas normas contábeis, muitas vezes dificulta o entendimento dos leigos e daqueles que necessitam de uma informação atualizada, detalhada e específica de seu negócio.

Esta flexibilidade na estrutura de seus relatórios é uma das grandes vantagens ao se adotar uma Contabilidade Gerencial para gerir um negócio pois através dela desenvolve-se novos processos de alocação de custos e despesas  e novos relatórios de gestão criando assim uma grande vantagem competitiva frente a seus concorrentes.

Com esta “tradução” dos padrões da contabilidade financeira, o empresário pode obter inúmeras vantagens e neste artigo queremos destacar:

OTIMIZAÇÃO E REDUÇÃO DE DESPESAS

A contabilidade gerencial é uma grande aliada para reduzir ou otimizar as despesas operacionais uma vez que possibilita aos empreendedores ou empresários a entender melhor os custos do seu negócio e como e onde os recursos econômicos estão alocados em seus processos. Através de sua Contabilidade Gerencial o empresário pode acompanhar e otimizar despesas como:  adequação de recursos alocados em estoques, impressão, telefone, internet, custo de contratação e demissão de empregados e até mesmo o quanto adequado a sua opção de regime tributário.

Mais sobre otimização de custos e despesas pode ser visto clicando aqui

APRIMORAR FLUXO DE CAIXA

O orçamento é uma das principais peças da Contabilidade Gerencial. É um roteiro financeiro a ser seguido pois define os limites de gastos de um negócio num determinado período,  apresentando ao empresario as possibilidades de geração de caixa e as necessidades de investimento de seu negócio.  Sabemos que a base de todo orçamento são informações históricas relatadas pela Contabilidade Financeira mas,  através da Contabilidade Gerencial,  estas informações podem ser tratadas, melhor entendidas, identificadas e alocadas, em orçamentos, até mesmo por departamentos que,  juntos, formam o orçamento global do negócio.

Mais sobre Orçamentos pode ser visto clicando aqui

APRIMORAR O PROCESSO DE DECISÃO

Outra grande vantagem que uma Contabilidade Gerencial agrega ao negócio é o aprimoramento do processo decisório. Ao invés de tomar decisões apenas com base na análise das informações históricas da Contabilidade Financeira, elaborada aos moldes padrões, os empresários ou gerentes podem usar estas mesmas informações de uma maneira mais eficaz e eficiente pois a Contabilidade Gerencial vai tratar estas informações e fornecer uma análise mais pormenorizada das especificidades do negócio.  Empresários e empreendedores, através do prisma e olhar da Contabilidade Gerencial, passa a ter uma compreensão mais clara e objetiva do negócio aprimorando todo processo decisório e, obviamente,  obtendo uma enorme vantagem competitiva.

Mais sobre eficiência nos negócios pode ser visto clicando aqui

AUMENTAR OS RETORNOS FINANCEIROS

A contabilidade gerencial pode ainda ser uma ferramenta para incrementar o retorno financeiro de um negócio a medida que, através dela,  é possível preparar previsões financeiras relativas à demanda dos consumidores, vendas potenciais ou os efeitos das alterações de preços ao consumidor no mercado econômico. Informações como estas podem ser utilizadas para definir a capacidade de produção ou prestação de determinados serviços considerando o impacto da concorrência e a demanda do consumidor a preços correntes ou adequado as margens desejadas.

Mais sobre concorrência e como se preparar para estar a frente de seus competidores pode ser visto clicando aqui

Se ter a informação correta na hora certa é estar um passo à frente da concorrência, a Contabilidade Gerencial é um grande diferencial competitivo altamente recomendada pelos princípios consagrados da boa governança corporativa.

Enfim cabe ressaltar que (i) sem o olhar critico de um profissional contábil devidamente qualificado para esta função estratégica  e (ii) sem um sistema de gestão ou ferramenta de BI (Business ) para organizar e concatenar todo volume de informações, a tarefa de se criar uma Contabilidade Gerencial se tornará bem complicada e arriscada para qualquer negócio, dos pequenos às empresas de grande porte, não trazendo todos benefícios aqui relatados ou desejados.

Mais sobre Contabilidade Gerencial entre em contato conosco.

Silvio Silva

Silvio Silva

Executivo Financeiro, Outsourced CFO / Controller

Sócio Diretor na Consult Audi

Financial Advisor

Especialista em Finanças Corporativas

Os pontos de vista aqui publicados se referem a opiniões individuais de seus autores não significando, necessariamente, ser esta a opinião da empresas do grupo  CONSULT AUDI, seja a Auditoria e Consultoria empresarial ou a Assessoria e Gestão de negócios.

,,