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Compliance ajuda a prevenir fraudes nas empresas

As organizações no Brasil têm enfrentado diversos obstáculos administrativos, financeiros e econômicos nos últimos anos. Entre eles, a fraude corporativa ganha destaque e aparece em escala progressiva. Ela pode ir de desvios de dinheiro e produtos a espionagem e sabotagem industrial. Para evitar esses problemas, principalmente os originários no ambiente interno, é necessário aplicar estratégias de prevenção, recomenda o especialista Renato Santos, sócio da S2 Consultoria.

Um método bastante procurado atualmente é tratar o compliance desde antes da contratação de um colaborador ou mesmo um fornecedor. “Conhecer o potencial de resistência a uma oferta de suborno, por exemplo, é tão, senão mais, importante do que conhecer a capacidade técnica e intelectual de um candidato. Isso se aplica também no processo de contratação de um fornecedor ou prestador de serviços, pois, se ele for o agente da corrupção dentro da organização, pode potencializar esses atos”, explica. Dados da Association of Certified Fraud Examiners mostram que fraudes causam um impacto direto de US$ 160 mil nas empresas, comprometendo 7% da receita bruta anual. Além disso, o seu impacto não se limita a perdas financeiras: pode deteriorar o ambiente de trabalho, afetar a reputação de toda a entidade e corroer lentamente as bases organizacionais e administrativas. De acordo com Santos, em época de crise como a atual, as organizações sentem mais o impacto da fraude em seus resultados. “Essa corrosão ocorre não apenas de maneira periférica, mas de maneira central, ameaçando inclusive a perenidade da empresa”, avalia. Mas, como qualquer outro risco do negócio, combater a fraude é passível de ser eficazmente gerenciada por meio de estratégias apropriadas para sua detecção e controle.

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