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A falta de qualidade na prestação de serviços de Consultoria.

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Qual a sua avaliação a respeito da qualidade de serviços privados como TV por assinatura, telefonia fixa ou móvel, transporte aéreo ou rodoviário, hospitais, assistência técnica de produtos e uma infinidade de outros? … e dos serviços públicos como educação, provimento de infraestrutura urbana, saúde, atendimento ao contribuinte, etc?

Qualquer cliente de serviços, no Brasil, percebe que a qualidade prometida quando da venda de um serviço e aquela entregue após a sua compra ou contratação são completamente diferentes. Qualquer pessoa que fizer uma rápida avaliação de um ou mais serviços dos quais é cliente, verá que o seu nível de satisfação em relação a esses serviços, de um modo geral, é bastante baixo.

Estima-se que, atualmente, os serviços são responsáveis por cerca de 80% de toda a economia global. Se no Brasil os serviços ainda não representam esta enorme fatia, certamente estamos neste caminho por conta do seu reposicionamento econômico no cenário mundial.

Isto considerado, eu gostaria de propor uma reflexão a respeito dos serviços de consultoria que, em geral, são caros.  Além da complexidade dos serviços que se propõem a fazer, e se espera que façam, muitas empresas prestadoras deste tipo de serviços justificam seus altos preços pela chancela que levam, pela pesada carga tributária, burocracia governamental e assim por diante. O fato é que isto pode servir como justificativa para os preços altos, mas não para a falta de qualidade.

Mas, afinal, o que fazer para melhorar a qualidade deste tipo de serviço e ter seus anseios e expectativas superados?

Acredito que contratar melhor. O mercado é rico em consultores e promessas e num ambiente assim todo cuidado é pouco para não contratar gato por lebre. Tenha objetivos claramente estabelecidos, com prazos e responsabilidades previamente discutidos.

Sem a pretensão de esgotar o assunto,  abaixo seguem algumas sugestões que considero importantes de serem avaliadas na contratação de serviços de consultoria:

  • Quanto custará o investimento em Consultores?  Muitos que contratam os serviços mais baratos estão até hoje aguardando o resultado esperado. Fuja também dos preços fora da realidade quer para cima, quer para baixo. O trabalho deve ser remunerado pelo que ele vale, nem menos e nem mais.
  • Contrate uma consultoria alinhada com a sua empresa. Por mais sociável que seja o consultor sua chegada é vista como quebra de paradigmas uma vez que este chega para interagir em prol de melhorias e novos projetos. Previna-se contra um choque cultural, divergências na linguagem e outras diferenças que podem vir a comprometer o trabalho. Procure conhecer estas diferenças e encontrar uma empresa de consultoria que se assemelhe aos valores humanos do seu negócio.
  • Não pague por chancela ou glamour. Uma marca ou um logo não trabalha para você. Consultorias são pessoas, Capital humano. Quem são os profissionais que compõem o corpo de consultores da empresa de consultoria? Verificar a experiência individual, o conhecimento técnico, a formação acadêmica, as habilidades gerenciais e interpessoal para conduzir um processo de mudança cultural que um Sistema de Gestão pode requerer e até mesmo, se aplicável, a experiência internacional. Cuidado com empresas que vendem seus serviços com consultores seniores e na hora “H” da consultoria disponibilizam consultores inexperientes.
  • Antes de qualquer tentativa externa, valorize o time interno. Eles são os que melhor conhecem o seu negócio. Tenha a certeza de que sua mão-de-obra e capitais humanos não estão aptos a resolver os problemas em questão para, só então, solicitar uma visita de diagnóstico de consultoria. Ter a convicção de que a empresa precisa efetivamente de ajuda técnica para um determinado fim, é a melhor maneira de iniciar um processo de contratação de consultores.
  •  Faça um pequeno trabalho, um curso, um evento, etc, que possibilite sentir ou não a afinidade com a empresa de consultoria. Fazer um “test drive” ou “degustação” também se aplica a consultoria. O cliente deve ter total confiança na empresa de consultoria contratada e deve haver empatia entre os consultores e os colaboradores de empresa.

Por fim, não menos importante, apenas contrate uma consultoria se a empresa tiver com um real desejo de mudança, disposta a ouvir o que ela tem a dizer e lembre-se: os serviços de consultoria não são a solução para tudo, mas um norte para o sucesso empresarial.

Boa semana e sucesso em sua próxima contratação de consultores.

 

Silvio Silva

Silvio Silva

Executivo Financeiro, Controller

Diretor de novos negócios na Consult Audi

Consultor de Gestão

Os pontos de vista aqui publicados se referem a opiniões individuais de seus autores não significando, necessariamente, ser esta a opinião da empresa CONSULT AUDI – Consultoria Empresarial & Auditoria.

 

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