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8 estratégias de presença digital para fomentar networking

Por Tercio Strutzel,

A gestão da Presença Digital tem como objetivo criar pontos de contato entre uma entidade (marca, empresa, instituição, profissional) e seu público. Neste artigo vamos entender como atuar nestes ambientes para conseguir o engajamento de seu público. Confira a seugir as principais estratégias que devem ser utilizadas nas mídias digitais e sociais.

Posicionamento Posicionamento é a forma como uma entidade se coloca para o mercado e para o seu público. Pode ser um profissional, empresa, marca, produto ou serviço. Funciona mais ou menos como uma promessa de valores feita aos clientes que resume a posição a qual a empresa deseja assumir em comparação aos seus concorrentes. Existe também o outro lado, que é a reputação, ou seja, a forma como o mercado de fato enxerga aquela entidade.

Atrair público certo Nos primeiros anos da internet, quando se iniciou a tarefa de mensurar estatísticas de visitação, a métrica de Visitas Totais era a grande vedete. Os analistas e gestores de sites tinham uma preocupação obsessiva em conseguir milhões de visitas. Naquela época até fazia algum sentido, mas os conceitos evoluíram e hoje esta métrica somente se aplica em algumas situações isoladas. Obter um público relevante e de qualidade é muitíssimo mais importante do que ter milhões de acessos de usuários que não compõe seu público-alvo; Quanto mais puder segmentar seu público, mais personalizado será o tratamento dispensado e, consequentemente, provocará um nível maior e mais profundo de engajamento.

Conteúdo relevante Tenho participado de alguns eventos e congressos importantes na área de marketing digital e um assunto se repente constantemente: conteúdo relevante. A internet está assustadoramente grande e ainda em franco crescimento. As pessoas já aprenderam a utilizar as pesquisas e relacionamentos a fim de encontrarem o que precisam. Estes dois aspectos deixam muito claro porque o conteúdo publicado precisa ser útil e relevante ao público desejado. A entidade que publica conteúdo em mídias digitais e sociais precisa demonstrar que entende os problemas de seus consumidores e, mais ainda, que possui as soluções para estes problemas. Apenas um site bonito não transmite essa mensagem ao público, por isso o conteúdo de qualidade é imprescindível.

Frequência Este é um ponto onde eu percebo as mais graves falhas. Uma vez que você ou sua empresa se dispõe a publicar conteúdo relevante, fatalmente irá atrair leitores. Se o conteúdo tiver boa qualidade há boas chances de que estes leitores passem a acompanhar suas publicações. Dessa forma é muito importante ter uma frequência de publicação bem definida e clara. O público interessado vai esperar pelas atualizações. Se a frequência não for mantida fielmente é muito provável que o público acabe desistindo de acompanhar seu canal.

Interagir com seguidores A base das mídias sociais é a geração de conteúdo pelo usuário e este sentiu o gostinho do poder de conseguir reclamar de um produto ou serviço diretamente para a empresa ou para centenas de amigos no Facebook. Muitas vezes o efeito disso é devastador. Portanto é importantíssimo ter muito tato para lidar com os mais diversos tipos de interações vindas dos usuários. As empresas e entidades preocupadas com isso têm desenvolvido ótimos manuais de procedimentos e políticas para gerenciar relacionamentos nos ambientes digitais. Fugir do assunto e se esconder do público não é mais uma opção.

Chamar público para ação Quando o público se identifica com uma determinada entidade (marca, empresa, produto, serviço ou profissional) e passa a segui-la, acontece o primeiro passo para o engajamento. Este se dá quando as pessoas começam a interagir com as publicações da entidade, seja curtindo, comentando ou compartilhando. Ao entender claramente estes momentos a entidade consegue publicar conteúdos que motivem o usuário a interagir. As ações incitadas podem ser as mais diversas, desde um simples compartilhamento até a compra de um produto ou serviço.

Respostas rápidas Já falei sobre a interação com o público, mas esta questão é tão importante que vou abordar um outro aspecto específico desta tarefa, que é a agilidade nas respostas. Quando se trata de internet a percepção de tempo das pessoas é alterada. Ao lidar com tecnologias avançadaa, as pessoas não admitem longas esperas como toleravam no arcaico mundo off-line. Então, além de estar sempre atento às interações do público com a entidade, é necessário agir rápido e fornecer respostas objetivas, tanto em situações boas ou ruins.

Mensuração de resultados A internet trouxe diversas inovações impensáveis há 15 anos. Uma verdadeira revolução está acontecendo na comunicação, nos negócios, no entretenimento e no consumo. De tudo o que há de novo, certamente o que mais me fascina é a possibilidade de mensurar tudo o que acontece através de dados estatísticos e desenvolver análises destas informações para obtenção de padrões de comportamento. Comparada com as tradicionais mídias offline, a internet representa um avanço sem precedentes nas disciplinas da comunicação e marketing.

Estas são estratégias fundamentais para iniciar a Presença Digital no ambiente on-line. Não existe uma fórmula pronta de como definir cada estratégia, pois isso depende totalmente dos objetivos e perfis de cada entidade. Analisar os cenários internos e externos para definir as estratégias de forma coerente se tornou o grande desafio das empresas deste século.

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